O pilates é um método composto por exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução, também uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental.
O Método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).
Por isso, o Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros.
Os exercícios do Pilates têm por objetivo focar na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática.
Os movimentos do Pilates priorizam o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.
Existem seis princípios, no qual pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente sendo eles: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.
Centro da força: conjunto de músculos que são responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos.Quando você realiza o fortalecimento desta musculatura, você proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético.
Além dos movimentos em si, a prática da respiração ajuda muito no fortalecimento desta musculatura.
Concentração: É a mente que guia o corpo, por isso, é importante dar atenção e importância de todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível.
Controle: este princípio é o melhor recrutamento para obter uma musculatura desejada, pois a partir do momento em que você possui controle, seu corpo garante um padrão suave e harmônico de movimento.
Fluidez: este princípio é responsável por ajudar na leveza dos movimentos, permitindo a utilização apenas da energia necessária para o movimento, sem desperdício.
Precisão: este princípio diz respeito ao refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos num movimento, sem gasto desnecessário de energia a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas ou deficientes.
Respiração: a respiração deve ser sempre coordenada com o movimento para que os movimentos possam trazer todos os benefícios proposto pelo Método.
Quando se pratica o Pilates, seu corpo e mente garantem diversos benefícios, como, por exemplo: Alonga o corpo todo; Tonifica e defini a musculatura sem exageros; Melhora a postura; Previne e recupera lesões; Reduz o estresse e alivia as tensões; Deixa a coluna mais forte e flexível; Melhora a circulação sanguínea; Aumenta a coordenação e o equilíbrio; Entre outras vantagens.
A prática também ajudam na perca de peso, isso acontece, pois, os movimentos do Pilates tonificam o corpo estabilizando as articulações e reeducando os movimentos como um todo.
Embora cada um trabalhe com um objetivo diferente, o ganho na qualidade de vida é evidente para todos.
O tempo de prática, a frequência e o modo que você executa os exercícios são os fatores que mais influenciam nos resultados. E não podemos esquecer-nos de citar a alimentação também. Por isso é muito importante manter o acompanhamento de uma nutricionista ao longo do processo.
Portanto, procure um Studio mais próximo a você e comece a praticar para adquirir melhorias no corpo e na mente.
Comentários