Todos sabem que comer batatas fritas, coxinhas ou lanches são uma delícia. Mas precisamos ter cuidado porque esses alimentos são gordurosos e, se consumirmos em excesso pode prejudicar nossa saúde.
O excesso de gordura pode causar danos graves à saúde como nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes, pressão alta e obesidade. Além disso, esse excesso provoca também um “estresse” metabólico das células, que ficam desorganizadas e por isso, a gordura deixa de ser depositada apenas nas células adiposas (abdômen) e começa a se acumular-se em órgãos, como o fígado e o pâncreas.
Para alguns nutricionistas a gordura vegetal hidrogenada mais conhecida como “Gordura Trans” é a mais prejudicial para saúde, pois aumenta o colesterol total e o colesterol “ruim” e consumido em longo prazo, as consequências disso aparecem e podem surgir doenças como infarto e derrame cerebral.
Toda via, a gordura deve ser consumida dentro do recomendado.
O ideal é ter um estilo de vida com alimentação saudável e preferir porções menores e praticar regularmente exercícios físicos, no qual, é um fator positivo de prevenção de muitas doenças como a obesidade.
Alguns dos piores alimentos listados pela nutricionista norte-americana Michelle Schoffro Cook, famosa autora de best-sellers sobre alimentação, estão:
Sorvete de massa
Salgadinhos de milho
Pizza congelada
Batata frita
Salgadinho de batata
Bacon
Cachorro-quente
Churros recheados
Refrigerante/Refrigerante Diet
É preciso esclarecer que nenhum desses alimentos precisa ser retirado da alimentação, o maior problema é nosso hábito, no qual, nos fazem consumir alguns desses alimentos em excesso diariamente.
Portanto, o que deve ser feito é manter um equilíbrio na alimentação e mudar os hábitos diários, consumindo menos esses produtos e adquirindo uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.
Comments